MONUMENTO DA LUZ

MONUMENTO DA LUZ
CONCURSO PÚBLICO MONUMENTO COMEMORATIVO DO CENTENÁRIO DO ECLIPSE DE SOBRAL - CE
área de projeto  ~450,00 m²

A praça irá reproduzir o céu de Sobral, durante o eclipse. Um grande espelho d’água representa a Lua se sobrepondo ao Sol – que tem sua aureola de luz representada por uma faixa de pedras de mosaico português soltas, seguidas do piso, em um círculo e faixas radiais terracota – criando um marcante contraste de cores e texturas; o frio da lua e da água, contraposto ao calor do sol e dos tons avermelhados.

Por trás do eclipse-espelho d’água, despontam 12 totens, com alturas variadas, representando as estrelas fotografadas no dia do eclipse. As esculturas são executadas em aço  com desenho leve e de forma desfragmentada, remetem aos feixes de luz de uma estrela..

As estrelas e o eclipse estão  1,25m mais baixos que o nível da rua, este desnível é marcado por  talude em forma de elipse, representando a distorção do tempo e do espaço sendo observado da Terra.

Para vencer o desnível entre o monumento e o acesso, foram desenhados três caminhos que partem radialmente do eclipse, fortalecendo a representação do sol, onde a paginação cresce criando os acesso ao patamar superior da  praça. Na parte mais alta de cada acesso é disposto um patamar criando um observatório, com bancos  para observação da obra, do céu e vivência da área.

Esse desnível criado setoriza a área em três: Área baixa: onde acontece o monumento, com a representação do eclipse e as estrelas, Acessos e Taludes e Patamar de acesso: onde se cria um mirante praça.

LEIA MAIS ...

Concurso Público para Monumento comemorativo em Sobral - CE