RESIDÊNCIA DC
VILA IPOJUCA | SÃO PAULO | SP

área de intervenção paisagística ~470m²

Natural de Petrópolis – RJ, o casal desejava resgatar a atmosfera vivida no passado, no jardim da nova casa, uma residência grande a ser reformada e o terreno ao lado, livre de construções, onde irão implantar o jardim dos sonhos.

Nosso desafio era conseguir integrar os dois terrenos de forma satisfatória, para que deixasse de ser o terreno ao lado, fazendo parte e se tornando o jardim casa, abraçando a residência e convidando as pessoas para apreciar e utilizar os ambientes criados.

Parte deste desafio era o desnível considerável existente entre um terreno e outro, e a existência de uma linda goiabeira (Psidium guajava) no nível mais alto do terreno novo, que todos concordamos que precisaria ser mantida.

Outro elemento importante para as decisões de projeto foi a necessidade de locar no jardim um observatório astronômico, hobby do proprietário.

As escolhas das espécies para esta residência foram definidas com base na paixão da proprietária pela natureza e o desejo de ter um jardim natural, que não parecesse muito desenhado, com prioridade para plantas nativas,  com flores e frutas para atrair e alimentar insetos e aves. Seu mantra é “que seja sempre nativa e produza algum alimento para os bichinhos”.

RESIDÊNCIA DC

arquitetura