PRAÇA EM GUARATINGUETÁ

PRAÇA EM GUARATINGUETÁ
BAIRRO COELHO NETO | GUARATINGUETÁ | SP
área de projeto ~6.420,00m²
 

A praça foi construída na década de 1990, na cidade de Guaratinguetá, que fica entre Serras do Mar e da Mantiqueira, onde se abrigam as mais extensas manchas de floresta nativa de Mata Atlântica preservadas no Vale do Paraíba. Guaratinguetá é envolta por lindas paisagens – mas na escala humana, dentro da área urbana, a quantidade e diversidade de vegetação carece de melhorias. 
O município ostenta a primeira posição no Vale do Paraíba Paulista quando o tema é altas temperaturas, porém fica entre os últimos colocados na microregião quando o tema é arborização das vias públcas.
Reconhecemos que a área seria uma grande oportunidade para resgatar o bioma natural existente no local, com o aumento da biodiversidade da vegetação nativa regional e reconexão dos usuários com esta natureza original. Tendo a área como um ponto para dispersão desta vegetação, aprendizagem e consciência ambiental para a cidade.
Uma quadra recreativa e um campo de futebol de areia, foram mantidos, não permitindo muita alteração nos fluxos existentes – o que resultou na readequação de canteiros e áreas de convivência, apenas fora deste trecho. Mas considerando os desníveis, foi proposto um novo zoneamento. 
A pavimentação encontrava-se bastante deteriorada, pela ação das raízes de Ficus benjamina, presentes em abundância na arborização.  A supressão de alguns desses Ficus foi pré-definida pela Prefeitura, uma vez que as raízes estavam causando constante manutenção na rede de esgoto.
O projeto de plantio prevê a compensação das espécies removidas por uma grande diversidade de árvores e palmeiras nativas da Mata Atlântica.  Com árvores pioneiras, de rápido crescimento, estrategicamente locadas próximas a árvores de crescimento mais lento. Onde sua copa com folhagem grande e aberta, irá permitir um melhor desenvolvimento das espécies secundárias, garantindo iluminação e proteção em períodos de grande estiagem.
Forrações  e arbustos nativos, locados em pontos visuais estratégicos fazem o acabamento, e cumprem o papel de atrair e alimentar polinizadores.

contratação do projeto

e execução da obra

logo constag_horizontal.png