PARQUE BBM

PARQUE BBM
BENEDITO BUENO DE MORAIS | FRANCO DA ROCHA | SP
área do parque ~70.263,00m²
área de projeto de plantio ~19.422,00 m²

Fomos convidadas a projetar o plantio quando o masterplan do parque já estava definido e em execução. O projeto era uma revitalização e restruturação de uma área de lazer já existente.

A área esta inserida no meio urbano, mas a cidade conta com um parque estadual, o Parque do Juquery - que possui uma área de quase 2mil hectares, uma unidade de conservação que abriga remanescentes de cerrado. Em nosso projeto buscamos uma continuidade e resgate desta fauna e flora, aproveitando para criar uma consciência ambiental local. Propusemos um macro zoneamento, dividindo o parque em setores, definindo a vegetação de forma a atender cada setor e uso.

Já havia uma proposta de usos pré-definidas, a partir disto criamos novos usos e propósitos. Sugerimos a setorização de playgrounds por faixa etária, áreas de gramado para picnic e brincadeiras, redario em áreas de vegetação mais consolidada e pomares de frutas nativas não convencionais próximas das churrasqueiras.

O plantio combina espécies de rápido crescimento e maior porte, com espécies de crescimento mais lento, de forma a viabilizar algum impacto já a curto prazo.

Com espécies de floração marcante e com diferentes épocas de floração, definindo os eixos e passeios, criando uma identidade e referência de direção, marcando o olhar.

infraestrutura